12:36

Resenha sobre o documentário "A peleja de Hélio Melo com o Mapinguari do Antimary"

O artista acreano Hélio Melo, nascido em 1926 e morto em 2001. Foi foco principal em textos de blogs, sites, matérias para jornal impresso, TV, exposições e também teve participação na 27ª Bienal de São Paulo. Devido suas pinturas, contos, seu passado como seringueiro e a paixão pelo violino. Sobre a vida de Melo também teve um documentário por título: "A peleja de Hélio Melo com o Mapinguari do Antimary", dirigido por Sílvio Margarido, Danilo D'Sacre, Dalmir Ferreira, Ivan de Castela e Jorge Nazaré.
O documentário mescla cenas de ficção, reproduzindo cenas que Hélio viveu na sua vida, sendo que algumas delas o mesmo atua, com depoimentos do artista. Melo comenta como era ser um seringueiro, e que muitas vezes outros na mesma ocupação eram ludibriados por políticos, mas graças ao “apelido” de artista, como ele mesmo descreve que em 1979 o recebeu, foi que ele pôde conduzir sua vida de uma forma diferente, com mais esperança e condições melhores de vida.
No final do vídeo surgem os comentários e depoimentos da produção. D’Sacre fala da importância que Hélio Melo teve, Margarido comenta como foi fazer este documentário, entre outros depoimentos. Em 1997 foram gravadas as cenas com Hélio Melo, onde ele pinta, anda, declama, toca e fala da sua vida, e lançada a 1ª edição do documentário. Mas em 2006 a equipe que produziu o documentário pôde falar sobre esta experiência e sobre Hélio Melo, então lançou a 2ª edição.
O diretor Sílvio, que também é percussionista, também foi responsável pelos curtas-metragens de ficção “A carta” com 06 minutos e “Revolta” de 26 minutos. Já o artista plástico Danilo de S’Acre é um dos coordenadores de artes plástica da Usina de Artes João Donato.

Resenha escrita pela estagiária Jocília Oliveira

12:33

Seu Hélio Melo na Bienal

Neste texto o jornalista Altino Machado comenta sobre a Bienal de São Paulo em 2006 e da presença mais uma vez de Hélio Melo nela, fala também do documentário sobre o artista.

Link: http://altino.blogspot.com/2006/10/seu-hlio-melo-na-bienal.html

Escrito pela estagiária Jocília Oliveira